Da redação com assessoria – editado por Cristina Esteche
Com a proximidade do Dia de Finados, 02 de novembro, familiares que possuem parentes sepultados nos cemitérios municipais de Guarapuava, devem estar atentos para os prazos de permissão para obras, reformas e pinturas em jazigos. Outro alerta é para os profissionais que desejam trabalhar no local, promovendo esses reparos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, os profissionais interessados em executar reformas e serviços de pinturas nos jazigos dos cemitérios municipais devem apresentar-se na Central de Triagem, anexa à Capela Mortuária Municipal, no bairro Santa Cruz, com a carteira de identidade para o cadastramento. É nesse mesmo local que os profissionais devem retirar a autorização. As taxas custam R$ 3,00 (jardineiras e gavetas) e R$ 5,00 (capelas). É vedada a participação de menores de 18 anos de idade. No caso do próprio familiar executar o serviço há a isenção da taxa.
Segundo a Administração, as construções, reparos nos túmulos e serviços de reforma e pintura encerram-se no dia 30 de outubro. Já o período de 15 de outubro a 1º de novembro fica reservado para limpeza geral.
Será permitida a comercialização de flores, velas e outros produtos, no Dia de Finados, desde que o interessado faça um cadastro prévio para a atividade. A venda deve ser feita a uma distância de 10 metros dos portões principais dos cemitérios municipais.
Durante o feriado, por medida de segurança, o tráfego de veículos será interrompido nas vias de acesso aos portões principais dos cemitérios.