22/08/2023
Cotidiano

Entidades apresentam propostas a gestores públicos de Guarapuava

imagem-8072

Guarapuava – Iniciativa pioneira integra programa Agenda Parlamentar desenvolvido pelo CREA-PR em todo Estado

Representantes de entidades de classe ligadas ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (CREA-PR) apresentam na próxima sexta-feira (28) propostas de melhorias para Guarapuava aos gestores do município. Os projetos nas áreas de acessibilidade e arborização, trânsito, avaliações e perícias de imóveis, agricultura familiar e recolhimento de embalagens de agrotóxicos foram desenvolvidas através do programa Agenda Parlamentar do CREA-PR. Ainda na sexta-feira uma audiência pública com representantes do poder executivo, legislativo e judiciário do município, CREA-PR, entidades de classe e do legislativo estadual, discutirá as ideias apresentadas.
As propostas foram elaboradas por grupos de trabalho formados por profissionais ligados aos CREA e representantes de entidades de classe a partir de um diagnóstico das principais carências do município, principalmente nas áreas de tecnologia e infra-estrutura. Além de contribuir para melhoria da qualidade de vida da população, a iniciativa pretende promover a participação efetiva dos profissionais, entidades de classe e instituições de ensino ligados ao CREA na gestão do município. “Nossa expectativa é estabelecer um canal de comunicação entre a prefeitura e a sociedade civil, especialmente com os profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, que tanto têm contribuído com a construção do nosso Estado. Esperamos uma excelente receptividade do Poder Executivo assim como tivemos com o Legislativo na oportunidade em que apresentamos a Agenda Parlamentar aos vereadores da cidade”, avalia o presidente do CREA, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr.
Para o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava (AEAG), engenheiro sanitarista e ambiental, Junior Danieli, um dos diferenciais dos projetos elaborados pelo profissonais durante as reuniões da Agenda Parlamentar é a valorizaçaão dos aspectos técnicos, que nem sempre são priorizados pelo poder público. “Quando você executa um projeto criado a partir de critérios essencialmente técnicos e não políticos, você está valorizando o trabalho dos profissionais que o elaboraram e planejaram”, avalia. Já o engenheiro agrônomo José Roberto Papi, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Guarapuava (AEAGRO), acredita que as propostas serão bem recebidas pelos gestores por serem essencialmente práticas. “São todas ideias viáveis e que para serem implementadas terão todo o apoio da nossa Associação e demais profissionais envolvidos”, justifica.
Paraná em Debate – Ao todo, o programa Agenda Parlamentar está sendo desenvolvido em 29 municípios distribuídos em todas as regiões do Paraná. Realizado em parceria com as entidades de classe, instituições de ensino e sociedade em geral, a iniciativa pretende promover discussões sobre as necessidades dos municípios e elaborar projetos e propostas de melhorias principalmente nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências. Além das ações diretas nos municípios paranaenses o programa Agenda Parlamentar também conta com uma frente de trabalho na rede. Através do blog Paraná em Debate (www.paranaemdebate.com.br) é possível acompanhar todas as discussões realizadas nos municípios, conhecer propostas, debater temas e fazer comentários.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.