Candói – Alunos dos colégios estaduais que moram no interior estão sem transporte escolar, embora as aulas estejam acontecendo normalmente.
Na localidade de Paz nenhum estudante está frequentando as aulas, enquanto na Lagoa Secas as aulas estão acontecendo com apenas 10 alunos.
Segundo informações de um pai de aluno, Cleiton Kloster, a Secretaria Municipal de Transportes já se manifestou e, apesar dos pedidos, disse que o transporte só voltará ao normal a partir de 1o de setembro quando retornam as aulas na rede municipal.
Essa situação se estende a outros municípios da região, com exceção de Reserva do Iguaçu onde o prefeito Sebastião Campos está bancando o transporte dos estudantes do Estado.
Se para os pais está havendo um descaso com os alunos que vivem no interior, para o Núcleo Regional de Ensino com sede em Guarapuava, o transporte escolar, por ser um convênio entre o Muncípio e o Estado, fica a critério de cada prefeito. “A SEED pediu aos prefeitos que o transporte não fosse interrompido, mas cabe a cada um”, observou a responsável pelo Departamento de Estrutura do NRE.
Segundo ela, a orientação da SEED é que a chamada de frequência escolar não seja feita. “Por lei nenhum aluno pode ser prejudicado”, afirmou.
O NRE ainda não tem nenhuma definição oficial sobre a reposição das aulas.