Da Redação, com assessoria
Ainda dentro da programação da Campanha do Outubro Rosa, mais uma palestra aconteceu nessa quarta feira (29) no Sindicato Rural de Guarapuava. Desta vez, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o tema debatido foi “Cuidados com a saúde da mulher”, envolvendo assuntos de incontinência urinária e autoestima.
As palestrantes foram a fisioterapeuta Adriana V. de Paula, do Programa Municipal Melhor em Casa e a psicóloga Egleide M. de Melo, da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf – Santa Cruz).
Primeiramente, Adriana explicou que a incontinência urinária acomete 10% da população brasileira, sendo em sua grande maioria mulheres, que muitas vezes não procuram ajuda ou tratamento por vergonha. “É um problema que tem tratamento, mas geralmente quando é algo relacionado à pelve, existe um tabu muito grande. O tratamento com a fisioterapia pélvica, que é o fortalecimento do músculo é o menos agressivo e dá ótimos resultados, beneficia a mulher e melhora sua qualidade de vida”. Ela ainda ressaltou como é importante a busca por tratamento, pois a incontinência prejudica várias áreas da vida da mulher como a sexual, social e a autoestima.
Já a psicóloga Egleide falou sobre a autoestima na vida das mulheres, buscando fazer com que as que estavam presentes refletissem sobre como é importante a mulher se olhar, encontrar si mesmo, cuidar-se e refletir sobre os pilares de sua vida e seus valores.