Da Redação, com assessoria
Desde criança Marcos Pontes sonhava em ser piloto de avião da Aeronáutica, porém, com uma vida bastante simples no interior de São Paulo, garantiu ter tudo para não levar seu sonho adiante. Mas com o apoio de sua mãe, muita determinação, persistência e confiança, tornou-se não apenas piloto de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), como também o primeiro brasileiro a viajar para o espaço. “Minha mãe sempre dizia que eu podia ser o que quisesse ser. Estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você”, afirmou, recordando dos conselhos de sua mãe que o fizeram ir além do que imaginava.
Marcos compartilhou essa e muitas outras histórias durante palestra realizada na noite dessa segunda feira (10) no Pahy Centro de Eventos, encantando, emocionando, divertindo e inspirando as centenas de pessoas presentes. Com o tema ‘É possível! Como transformar sonho em realidade’, baseado em um dos seus livros, o primeiro astronauta brasileiro destacou a importância de se preparar para novos desafios a partir dos estudos, trabalho e de muita dedicação. “Nunca subestime o poder de um sonho, o limite é sua expectativa. Se realmente acredita nele, você pode ir até para fora do planeta”.
A palestra, com a parceria da Faculdade Guairacá, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Colégio Lobo, fez parte da 9ª edição do Curso de Formação Continuada em Astronomia (Focar). O evento já foi realizado em diversas cidades do Paraná e agora vem à Guarapuava com diversas atividades práticas e teóricas. O objetivo do Focar é capacitar professores, e também, disseminar os estudos em Ciência e Astronomia.
Para o Diretor Geral da Guairacá, Prof. Ms. Juarez Matias Soares, foi uma grande satisfação receber uma pessoa tão ilustre em Guarapuava, inspirando os jovens e mostrando que as possibilidades existem e que dependem apenas do esforço de cada um.