Cristina Esteche
Quem quiser fazer compras aproveitando o feriado do Dia Nacional da Consciência Negra, nesta quinta (20), em Guarapuava, vai encontrar parte do comércio aberto. De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), o feriado foi instituído por Lei Municipal, e o empresário que quiser abrir vai arcar com os encargos, como o pagamento de horas extras aos funcionários. “Muitos acham que não vai compensar e optaram por não abrir, mas há outros que funcionarão normalmente”, disse uma colaboradora da Acig à Rede Sul de Notícias. Segundo a Acig, não há como prever quanto por centro do comércio vai estar aberto ao público nesse dia.
Na Prefeitura de Guarapuava não haverá atendimento ao público, e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão fechadas. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, o atendimento à população fica concentrado na Urgência 24 Horas do Trianon e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Batel. A coleta de lixo será mantida.
As escolas municipais e os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s) interrompem as atividades. As aulas e o atendimento normal na Prefeitura, Fundação Proteger e Surg retornam na sexta (21).