Da Redação, com assessoria
A Caminhada na Natureza, realizada em Candói, contabilizou mais de 200 participantes, segundo dados divulgados esta semana pela Emater. Organizada juntamente com o Governo Municipal e outras entidades, a iniciativa teve uma boa adesão dos caminhantes. As pessoas vieram de municípios da região, como Guarapuava, Pinhão, Foz do Jordão, Cantagalo e Pato Branco e até de outro estado, como o Rio de Janeiro. A realização do evento teve ainda o apoio da Casa Familiar Rural (CFR) e do Grupo de Turismo Novos Tropeiros.
Na manhã de domingo (09), os 10km de percurso pelo interior do município foram feitos por participantes de todas as idades. O caminhante mais idoso inscrito tinha 70 anos. A organização registrou a participação de uma criança de apenas quatro anos. A programação começou com um café da manhã, na comunidade Samambaial 2, e encerrou com o almoço na pousada e restaurante do Lago, no KM 426 da BR 373.
Para a extensionista da Emater Terezinha Busanello Freire, todas as expectativas foram superadas. “O público compareceu, tivemos uma boa participação no café e no almoço. A grande maioria gostou do desafio das trilhas. Foi difícil porque choveu e teve imprevistos na estrutura. Foi desafiante, mas diferente. Na avaliação geral, foi muito bom, apesar dos caminhantes terem cansado, mas isso é natural”, comentou.
Suzete Alvarenga, moradora da Sede de Candói, participou da Caminhada na Natureza. “Quando decidi participar, não imaginava que seriam tantos obstáculos, mas foram todos superáveis. Achei muito bom para o nosso município que tem lugares lindos no interior. Eu não conhecia as regiões pode onde passamos e fiquei encantada. É linda”, elogia a caminhante.