22/08/2023
Saúde

Cinco meses depois, posto continua fechado

imagem-8213

Pinhão – Em uma cerimônia que reuniu lideranças da comunidade, autoridades municipais e moradores da localidade de Santa Maria foi entregue na tarde do dia 03 de abril desse ano um posto de saúde à comunidade. A obra foi realizada em parceria com a Empresa Berneck S/A, que executou a construção da obra física, enquanto o município ficou responsável por equipar o posto com todos os equipamentos necessários.
Passados aproximadamente cinco meses depois da cerimônia de inauguração, a comunidade ainda não pode usufruir do novo local. Os atendimentos continuam sendo feitos no antigo posto de saúde, já bastante danificado. “O prédio é muito antigo, tem algumas goteiras, mas não prejudica o atendimento dos pacientes”, disse Inês Soares Batista, técnica em enfermagem.
O novo posto de saúde permanece fechado e mesmo sem uso já apresenta problemas de encanamento. Segundo a enfermeira Micheli Barbosa, cerca de 200 atendimentos são realizados por mês no posto.
Um médico vai até o local uma vez por semana, todas as terças e atende 20 pessoas. O dentista também é uma vez por semana, todas as segundas-feiras. “O dentista vem com o ônibus odontológico e atende uma média de 15 pacientes”, informou a enfermeira.
Além da comunidade de Santa Maria, o posto atende também as pessoas de Santa Emilia I e II, Lajeado Feio, Nova Divinéia, Faxinal dos Taquaras e Faxinal dos Ribeiros.
O secretário municipal de saúde, Heitor Tadeu Martins, justificou a ausência dos equipamentos no local. “Essa obra significa mais um sonho realizado pela comunidade de Santa Maria. É importante relatar que entregando a obra física e que devido a atrasos na tramitação do processo licitatório, os equipamentos ainda não foram instalados. Mas o mais breve possível estaremos aqui entregando oficialmente o posto totalmente equipado”, disse ele.
Segundo ele foram investidos 103 mil reais, adquiridos com verbas do Deputado Federal Cezar Silvestri (PPS). “Já foi feita à licitação e provavelmente na segunda-feira, dia 31 será liberada o ordem de compra à empresa Macrosul de Curitiba. Assim que eles entreguem os materiais, faremos uma nova inauguração e o posto já estará à disposição da comunidade”. Heitor afirma que isso deve ocorrer no máximo em quinze dias.
Fatos do Iguaçu

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.