Da Redação, com assessoria
A Caminhos do Paraná concluiu as obras de implantação de uma passagem inferior na BR-373, no perímetro urbano de Guamiranga. A estrutura pode ser utilizada tanto por pedestres quanto por veículos de pequeno porte, e torna a travessia da rodovia mais segura na ligação com o centro da cidade.
Para Vilmar Hasper, que possui uma oficina de motos em frente à passagem inferior, a melhoria é visível. “Antes a gente tinha que percorrer uns 300 metros até uma rotatória ou se arriscar, se estivesse a pé. Agora ficou bem mais fácil e seguro”, avalia.
Fernanda Costa da Silva, subgerente de engenharia da concessionária, explica que a melhoria não estava inicialmente prevista no contrato de concessão, mas foi incorporada devido ao crescimento da cidade. “Com o maior fluxo de travessia da BR-373, incluímos a passagem inferior no cronograma de obras, com a anuência do Departamento de Estradas de Rodagem”, afirma Fernanda. O investimento é de R$ 1 milhão.
Ponte sobre o Rio Iguaçu
Outra obra que foi recentemente concluída é a construção da segunda ponte sobre o Rio Iguaçu, em Araucária, além da duplicação de um segmento de 700m da BR-476. De acordo com Jackson Yared, engenheiro que supervisionou os trabalhos, a nova ponte tem 100m de extensão e comporta duas faixas de rolamento, mais um acostamento e uma faixa de segurança, totalizando 11m de largura. “A construção ocorreu com o uso de tubulões pressurizados, com os quais os trabalhadores fizeram as fundações 10 metros abaixo do leito do rio. É um trabalho complexo e que envolveu muita técnica”, explica Yared. O investimento na ponte e na duplicação foi de R$ 4,5 milhões.
Box Números
Passagem Inferior Guamiranga
Largura: 2 X 3m (6m no total)
Altura: 2,90m (comporta camionetes, carros e motos)
Trabalhadores envolvidos: 30
Ponte do Rio Iguaçu
Largura: 11m
Extensão: 100m
Ferro utilizado: 85 toneladas
Concreto utilizado: 838 m³
8 pilares de 15m, com diâmetro de 1,2m
8 vigas de concreto protendido