Com assessoria
Produtores rurais interessados no fortalecimento da produção florestal em Guarapuava, que formam a Comissão da Cooperativa Florestal, voltam a se encontrar na próxima semana.
De acordo com um dos membros do grupo, o empresário Luiz Carlos Valtrin, no momento os produtores do setor vêm cogitando duas alternativas de associativismo para fortalecer a produção: criar, eles mesmos, uma cooperativa voltada a florestas comerciais; ou entrarem, em grupo, em uma cooperativa já existente.
Outros participantes do grupo, ouvidos pelo site e pela revista do sindicato, têm destacado também que o objetivo de organizar o setor é superar dificuldades regionais de cultivo e comercialização.
Juntos, os produtores de florestas consideram que teriam melhores condições técnicas e rentabilidade: do plantio à venda, passando pelo manejo, aplicação de critérios padronizados de qualidade e pela formação de volumes constantes a serem fornecidos aos compradores do setor madeireiro.
A reunião acontecerá na próxima quarta-feira, dia 17 de dezembro, às 8h30, no Sindicato Rural de Guarapuava. Desde o ano passado, a entidade tem cedido espaço para os produtores de florestas discutirem sua organização e fortalecimento.