Da redação com assessoria
O deputado Artagão Júnior participou de duas audiências na Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), na manhã desta segunda (22). Primeiramente, o parlamentar acompanhou o diretor financeiro da Santa Casa de Irati, Sidnei João Barankevicz, e o vereador Antoninho Filipus, quando receberam a confirmação do secretário Michele Caputo Neto de que os pagamentos referentes ao HospSus (Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS Paraná) estariam sendo efetuados até à noite. O secretário ainda sinalizou o aumento de R$ 40 mil no repasse mensal ao hospital a partir do ano que vem.
Logo após, o deputado acompanhou o prefeito de Pitanga, Altair Zampier, vereadores, além da prefeita Heloisa Ivaszek Jensen, de Nova Tebas, e do prefeito Marcel Jayre Mendes dos Santos, de Mato Rico, que também acumula a função de presidente da Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná).
Na pauta, a crise financeira do Hospital São Vicente de Paulo, de Pitanga, cujo atendimento abrange cerca de 200 mil habitantes de toda a região.
O secretário Caputo Neto orientou os prefeitos para que seja alterado o estatuto do hospital, com a criação de um conselho gestor. Desta forma, segundo o secretário, seria dada maior transparência e organização administrativa. Ainda de acordo com ele, tão logo as mudanças sejam feitas, a Sesa aumenta o teto dos repasses financeiros ao hospital.