22/08/2023


Geral

Extintores do tipo ABC já estão em falta em Guarapuava

imagem-84027

Foto: Fernando Gomes

Caio Budel

Desde a última quinta feira (01) passou a vigorar a determinação federal de que todos os veículos em circulação no país devem ter extintores do tipo ABC, e os proprietários que deixaram para procurar o produto de última hora já estão com dificuldades para encontrar o material em Guarapuava. Em algumas empresas, até listas de espera estão sendo feitas para quando os produtos chegarem.

De acordo com Jair Sebastião Golinhaki, de uma revendedora de extintores da cidade, os produtos do tipo ABC estão em falta na sua loja desde o dia 30. “Esses extintores já estão faltando à nível de Brasil, mas aqui começou a sair muito perto do dia 30 de dezembro”.

Ainda de acordo com Golinhaki, a falta se dá por conta da menor produção de extintores pelos fabricantes este ano. “Ano passado foram feitos extintores e grande escala e os fabricantes acabaram ficando no prejuízo. Esse ano eles não quiseram arriscar e não conseguiram suprir a procura por conta da nova determinação”, explica.

De acordo com Luiz Fernando Ferreira, de outra revendedora de extintores da cidade, antes do dia 15 de dezembro, os produtos do tipo ABC já estavam começando a sumir das prateleiras. “A procura está sendo muito grande até agora, mesmo com o produto em falta”.

Previsão
Com a falta quase generalizada de extintores na cidade, as empresas que revendem o produto esperam que os fabricantes encaminhem mais lotes do material. Em algumas lojas, a previsão é que novos extintores do tipo ABC cheguem entre o dia 15 e 20, em Guarapuava.

Multa
Desde 2005, todos os veículos novos já saíram de fábrica com os equipamentos do tipo ABC, de acordo com a resolução 157 do Contran. Quem rodar com o extintor fora das especificações, seja do tipo de aparelho, seja de validade, está cometendo infração grave, sujeito a multa de R$ 127,69 e inclusão de cinco pontos na carteira.

Com a repercussão dos casos sobre a falta de extintores em diversas regiões do Brasil, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já divulgou não há nenhum estudo ou possibilidade de suspensão da multa no momento por conta da dificuldade de encontrar o extintor nas lojas. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo