22/08/2023
Cotidiano

Comutra reafirma importância de duas pistas de rolagem na XV

imagem-84155

Caio Budel

Após o fim do período de estacionamento no lado direito da XV de Novembro nessa segunda feira (06), no Centro de Guarapuava, o Conselho Municipal de Transportes e Sinalização (Comutra) reafirmou a importância da via ter duas pistas de rolagem. Durante quase um mês, a XV contou com apenas uma via para tráfego por conta da liberação de estacionamento para compras de fim de ano. A concessão dada pelo Comutra partiu de um pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig).

De acordo com João Osmar Rodrigues, presidente em exercício do Comutra, a XV de Novembro é uma rua de “desafogo”, que auxilia convergências de motoristas para direita e esquerda, e daí a importância dela ter duas pistas de rolagem. A afirmação rebate uma nota da CDL, que negava a importância de duas pistas na principal rua de Guarapuava por ela não ser preferencial. “A nossa prioridade é a fluidez do tráfego, não os estacionamentos”, disse Rodrigues.

Ainda de acordo com o Comutra, foi notável a lentidão de tráfego no Centro com a liberação do estacionamento. Segundo Rodrigues, quem se acostumou com a ideia do estacionamento no lado direito, terá de perder o hábito logo.

 “Nessa segunda feira, mesmo com as placas de proibido estacionar, várias pessoas pararam os carros do lado direito. Eu acionei a Polícia Militar e o Guaratran para que houvesse uma fiscalização no local. As pessoas precisam desacostumar e entender que a XV vai continuar com estacionamento proibido do lado direito e que quem parar ali vai ser multado”, explicou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.