A conquista do curso de medicina em Guarapuava irá atender demanda regional, afirma o deputado federal Zeca Dirceu. O município está apto para receber curso de medicina aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). Serão cerca de 55 vagas ofertadas a estudantes que virão de todo país e devem movimentar a economia da cidade.
O MEC, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), lançou edital de chamada pública de mantenedoras de instituições de educação superior do sistema federal de ensino, para seleção de propostas e posterior autorização da implantação de cursos de medicina.
Desde o último dia 29 as mantenedoras podem fazer o cadastramento no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC). O prazo para esta etapa termina em 23 de janeiro e o processo foi autorizado, por meio de edital, após contribuições da comunidade acadêmica, instituições de educação superior, associações e sindicatos vinculados à área do ensino de medicina.
Conforme o edital, após aprovação das propostas dos municípios, haverá 55 vagas para o curso de medicina em Guarapuava. Para o deputado federal Zeca Dirceu este será um marco histórico para região. “Sem dúvida haverá muitos benefícios, não só para a cidade, mas para outros municípios. É um avanço para nós e estou orgulhoso por ter contribuído para esta conquista”, disse. A classificação final das propostas será divulgada em abril de 2015.