Guarapuava – Pelo quarto ano consecutivo, os cursos da Unicentro avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade 2008, obtiveram notas acima da média, ou seja, entre 3 e 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC). O resultado do exame de 2008, realizado em novembro do ano passado, foi divulgado ontem, 3 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC), e apresentou os conceitos dos cursos da Unicentro de Matemática, Letras, Física, Química, Biologia, Pedagogia, História, Geografia, Filosofia, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal. Ao todo, os campi da instituição tiveram 25 graduações avaliadas.
O professor Vitor Hugo Zanette, reitor da Unicentro, parabenizou os cursos avaliados e destacou que, devido ao processo de verticalização da nossa instituição, que está promovendo amplo investimento na pós-graduação, com o tempo, teremos notas ainda mais satisfatórias, destacou, lembrando que esse processo de verticalização é ainda recente (iniciou em 2004).
A tabela com as notas dos cursos da Unicentro está disponível no site: www.unicentro.br/arquivox/enade2008.pdf.
Enade
No total, 7.329 cursos em 30 áreas foram analisados. Quase 400 mil alunos de todo o Brasil participaram da prova, realizada pela última vez por amostragem a partir deste ano, todos os estudantes dos cursos selecionados terão de fazer a prova.
Os cursos são avaliados por três critérios: nota na prova do Enade, IDD (índice de desempenho que mostra o quanto de conhecimento a instituição agregou ao aluno) e conceito preliminar do curso (CPC), que é composto pela nota do Enade, nota do IDD e a avaliação dos professores e da infra-estrutura da instituição.
Além disso, o MEC também disponibiliza a nota por pontos corridos obtida em cada graduação, o chamado CPC Contínuo, que é o que permite comparar mais detalhadamente o desempenho de cada curso.
Caso o aluno escolhido pelo Inep não faça a prova, ele perderá o direito de receber o diploma de conclusão de curso.