22/08/2023
Cotidiano

Animais soltos levam entidade a pedir criação de lei contra donos

imagem-84592

Cristina Esteche

O presidente da Associação de Moradores do Loteamento Mirante da Serra,  Eder França, entrega um oficio ao presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, João Napoleão, na tarde desta quinta (15). O documento resume a demanda de cerca de 600 moradores e pede providências para a preservação da lagoa existente no centro do loteamento. “A lagoa é maravilhosa e precisa ser preservada, mas os animais soltos quebram as árvores plantadas em volta”. De acordo com Eder, o ofício também solicita medidas que coíbam cães, cavalos e outros animais soltos pelas ruas do Mirante da Serra. “A maioria dos cavalos vem da Vila São João e sabemos quem são os donos, mas quando fomos conversar com eles, fomos agredidos”.

 Os moradores querem que seja feita uma lei que puna os proprietários de animais que vivem soltos pelas ruas, prejudicando e oferecendo perigo aos motoristas, além da depredação do meio ambiente. “No projeto Cidade das Cerejeiras ganhamos mudas e plantamos em volta da lagoa, mas já está tudo quebrado. Além do mais os cães atacam o lixo postado na frente das casas e espalham a sujeira pelas ruas”.

De acordo com Eder, no Canil Municipal não há mais espaço. "Também entramos em contato com o Dogney, mas ele disse que não possui mais vagas. Há animais com bicheiras expostas e outros com muita fome. A gente cuida até onde pode". 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.