Da redação, com Agência
O governador Beto Richa defendeu nesta sexta (16), durante a posse do engenheiro Luiz Fernando Vianna no cargo de presidente da Copel, o fortalecimento das empresas públicas do Estado. Richa disse que a Copel é um orgulho dos paranaenses e reconhecida internacionalmente como a melhor distribuidora da América Latina.
“Nosso compromisso é manter a Copel sob o controle público, investindo para fortalecer e participar cada vez mais ativamente do desenvolvimento econômico e social do Paraná”, disse o governador.
Luiz Fernando Vianna é engenheiro elétrico e funcionário de carreira da Copel. Ele assumiu a presidência no lugar de Lindolfo Zimmerman, que irá para a Fundação Copel.
O governador também lembrou que o país passa por uma séria crise no setor elétrico, resultado principalmente da política elétrica nacional. Para os próximos meses, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá reajustar as contas em 40%. “Estamos em um momento de inflação alta, juros elevados e crise econômica e de confiança. É preciso mantermos a confiança e trabalhar forte para que consigamos manter a Copel num lugar de destaque”, disse ele.
Desde 2011, a Copel inaugurou duas hidrelétricas, novas subestações e ampliou linhas de transmissão. O Paraná é hoje o primeiro Estado 100% digital, com a rede de fibra óptica da Copel. Além disso, 200 mil famílias são isentas do pagamento da energia por consumirem menos que 120 Kilowatts (KW) mês.