O governador Beto Richa e o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini, fizeram a entrega formal, na manhã desta quarta feira (21), de 485 aparelhos de radiocomunicação que serão utilizados pelos agentes penitenciários. Os equipamentos, para a comunicação interna dos agentes, vão se somar aos radiocomunicadores já utilizados pelos profissionais dentro do Departamento de Execução Penal (Depen). A entrega foi feita no gabinete do governador, no Palácio Iguaçu. A vice-governadora Cida Borghetti também esteve presente.
“A pedido do governador Beto Richa, a Secretaria da Segurança Pública fez todos os esforços de prover, com esses radiocomunicadores, os agentes que trabalham dentro das unidades prisionais. O objetivo é aumentar a eficiência do trabalho técnico na ponta, podendo conter rebeliões, isolando determinados locais mais rapidamente, e aumentar a segurança dos próprios agentes penitenciários que fazem a gestão do sistema”, disse Francischini.
A distribuição ocorrerá para todas as unidades prisionais, conforme o diretor do Departamento de Execução Penal (Depen), Cezinando Paredes. “Essa era uma das reivindicações dos agentes penitenciários. Os aparelhos servem para a comunicação interna, intramuros e extramuros”, acrescentou ele.
A licitação realizada foi para a locação dos aparelhos, pelo período de um ano, com possibilidade de renovação do contrato.