Já está disponível para o iOS o aplicativo de acesso remoto a PCs e Macs, desenvolvido pelo Google. O Chrome Remote Desktop era usado somente em dispositivos móveis com o Android, e agora os usuários de produtos da Apple também poderão contar com essa facilidade.
VANTAGEM
O acesso remoto é basicamente o estabelecimento de uma conexão entre dois computadores através de uma rede, sem que para isso seja preciso utilizar o mouse e teclado do equipamento que está sendo acessado. A utilidade do emprego dessa tecnologia não se restringe somente ao suporte técnico, que pode realizar algum tipo de manutenção remota no computador. Também pode ser útil em situações cotidianas.
Por exemplo: vamos supor que durante uma viagem, arquivos importantes armazenados no computador precisem ser enviados por e-mail. Se o computador estiver ligado e conectado na internet, é possível acessá-lo e enviar facilmente os arquivos ao seu destinatário.
O diferencial do Chrome Remote Desktop em relação a programas com a mesma finalidade consiste em permitir que computadores sejam acessados pela internet, sem que para isso seja necessário realizar configurações avançadas no roteador. O programa pode ser instalado nos sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS X.
COMO USAR
Para usar o Chrome Remote Desktop, é preciso atender três requisitos:
– Uma conta válida no Google (e-mail no Gmail);
– Instalar o aplicativo no dispositivo móvel;
– Instalar o programa no computador que será acessado.
O gerenciamento do acesso remoto fica a cargo do controle de acessos da conta do Google. Após ter instalado o programa no computador, será preciso cadastrar um PIN (Personal Identification Number) para aumentar a segurança do equipamento, além de informar as credenciais de acesso da conta do Google. Ao executar o aplicativo, serão exibidos todos os computadores conectados à internet disponíveis para serem acessados.