22/08/2023


Geral

Exposição de fotografia conta a história das Cataratas do Iguaçu

imagem-84896

Da redação com imagem: Pinterest

As mundialmente famosas Cataratas do Iguaçu ganharam uma exposição permanente aberta ao público para contar sua história. A inauguração aconteceu no dia 9 de janeiro, juntamente com o Espaço da Memória, instalado no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, onde ficará a mostra. No total, há cerca de 1500 fotografias que foram digitalizadas e impressas, além de objetos, vídeos e depoimentos exclusivos que ajudam a retratar o que houve com o Parque durante seus 76 anos de existência.

De acordo com a direção do Parque, o Espaço da Memória é uma consolidação de um projeto que já vem acontecendo desde 2009. Até então, exposições itinerantes ocorreram em vários lugares do Paraná, inclusive em shoppings e em feiras, para despertar a curiosidade do público a visitar o ponto turístico.

Além de servir para divulgar a história do local, os organizadores também estão incentivando as pessoas que possuem fotos e objetos históricos das Cataratas do Iguaçu – de uma visita realizada, por exemplo – a enriquecer o acervo.

História das Cataratas do Iguaçu

Considerada uma das 7 maravilhas da natureza pela Fundação Suíça New 7 Wonders, as Cataratas do Iguaçu foram originalmente habitadas por índios guaranis. Em 1939, a área onde está a queda d'água começou a ser desapropriada para a criação do Parque. Atualmente, esse é um dos principais atrativos turísticos brasileiros, que recebe turistas de todo o mundo. Para se ter uma ideia, em 2014 passaram pelo Parque 1,5 milhão de visitantes vindos de 157 países.

Importância dos registros históricos

Em um universo que os registros fotográficos se tornaram comuns, afinal a maior parte das pessoas possui um celular com câmera, ter um local específico que conta a história por meio de fotos reveladas e impressas é de extrema importância social. Revelar as fotos é uma boa maneira de eternizar momentos e apresentar as imagens a todos. Isso explica o porque a exposição do Espaço da Memória será permanente e de acesso gratuito, assim todos os visitantes poderão conhecer a trajetória de um dos lugares naturais mais famosos do mundo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo