Com assessoria, editada por Cristina Esteche
O Indicador Serasa Experian revelou que no ano passado a procura por crédito aumentou em 5% em relação a 2013, o que representou o melhor resultado desde 2010, quando a demanda foi de 7,6%. De acordo com nota divulgada pela consultoria, a explicação para esse número, apesar da estagnação econômica recente, foi a crescente formalização de empresas entre o 2º semestre de 2013 e o 1º semestre de 2014.
Na análise por porte, as micro e pequenas empresas foram as que mais buscaram crédito nesse período, cerca de 5,6%, enquanto as grandes tiveram alta de 5,4%. Já as empresas de porte médio recuaram 4,2% em relação ao observado em 2013.
Quanto ao setor, as empresas que oferecem serviços puxaram a alta, com 7%, enquanto a busca da indústria representou 3% e do comércio 3,7%. As regiões que tiveram maior aumento de procura por crédito foram a Norte (10,7%) e a Centro Oeste (9,9%).
Metodologia da pesquisa
Para realizar o estudo, a Serasa Experian examinou uma amostra de 1,2 milhões de CNPJs que foram consultados mensalmente a fim de verificar quais operações realizadas tiveram relação de crédito. Ao obter os números, a consultoria dividiu a análise pelas categorias setor, geografia e porte. A série histórica pode ser obtida aqui.