22/08/2023
Política

Professores temporários são demitidos pelo Governo

imagem-85570

Bárbara Franco

Os professores temporários do Governo do Paraná contratados pelo sistema PSS que trabalhavam nas escolas públicas foram dispensados. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná de Guarapuava e Região (APP Sindicato) Terezinha dos Santos Daiprai o início do ano letivo está comprometido.  “Sem os professores temporários não há como recomeçar as aulas públicas no Estado do Paraná”.

Um exemplo dessa situação é o Colégio Estadual do Campo de Pinhalzinho, localizado no Distrito de Pinhalzinho em Goioxim. Segundo a professora de Educação Fisica do colégio, Vilma Pereira, a instituição não tem nenhum professor contratado são todos PSS os únicos concursados são o diretor e a pedagoga. “Além de não podermos inicar as aulas sem os professores, os dias perdido terão que ser repostos”. Os alunos retornam às aulas na próxima segunda (09).

A notificação enviada as direções dos colégios informando sobre a dispensa de 30% dos funcionários aconteceu nessa sexta feira (30). De acordo com o documento os funcionários contratados pelo regime PSS, que são agente educacional I e II, não devem cumprir o expediente já a partir desta segunda feira (02).

Em Guarapuava serão prejudicados aproximadamente dois mil professores do regime PSS. Segundo Terezinha a defasagem de professores no Estado chega a 14 mil.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo