22/08/2023
Segurança

MP-PR denuncia 33 presos por motim na PEC

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou ontem (03), 33 pessoas suspeitas de participar da rebelião da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC). O motim aconteceu entre os dias 24 e 26 de agosto de 2014 e terminou com cinco mortes. Entre os denunciados, seis presos são considerados pelo órgão como líderes do conflito.

Em dezembro de 2014, A Polícia Civil indiciou 31 pessoas por cinco crimes: homicídio, tortura, dano ao patrimônio público e vilipêndio de cadáver – desrespeito ao corpo humano. O MP-PR analisou o inquérito da polícia e ouviu mais 100 pessoas, como detentos e servidores públicos, antes de oferecer a denúncia ao Poder Judiciário.

A conclusão, conforme o MP-PR, foi de um prejuízo de aproximadamente R$ 2 milhões ao estado, duas tentativas de assassinato, além das cinco mortes que ocorreram, dois casos de vilipêndio e 25 casos de torturas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.