22/08/2023
Cotidiano

Capela de São Sebastião deu origem às colônias suábias

imagem-86052

Lizi Dalenogari

Muitos desconhecem a informação, mas a colônia Entre Rios teve sua origem na comunidade onde a Capela de São Sebastião está situada, na proximidade da ponte do Rio Pinhão. E foi neste domingo (08), que a comunidade se reuniu mais uma vez para a tradicional Festa em louvor a São Sebastião.

Mais de 600 pessoas participaram do evento durante todo o último domingo. A programação iniciou com a Santa Missa às 10h, seguida do tão esperado almoço com o churrasco que já é tradição, acompanhado de maionese e pão. Bolos doados pela comunidade e pastéis fritos na hora também estavam à disposição dos festeiros. Com o calor, foi indispensável providenciar também os picolés de fruta, creme e moreninha.

A animação da Festa de São Sebastião ficou a cargo do Vilson e seus teclados. E não faltou o leilão que teve como produtos arrematados desde lixadeira, forno elétrico, queijo, leite, porco, frango e até um grande cacho de banana.

Nova estrutura

Desde que Salete Ribas Martins assumiu a coordenação da Capela muita coisa mudou. Banheiros foram construídos na área externa e a churrasqueira, que ficava bem ao lado da Igreja e incomodava os participantes com a fumaça, foi construída na parte de baixo do terreno. A nova estrutura só foi possível com a ajuda da comunidade que não deixa de comparecer as festas. “Faz 68 anos que moro aqui e tem este tempo que nunca perdi uma só festa de São Sebastião. Uma forma de agradecer todo o ano por toda proteção e fartura que Ele nos dá”, conta Romeu Camargo, patriarca de uma das famílias que fundou a comunidade.

Já para Frederico Hart, mas conhecido como "seo" Nico, 77 anos, que reside há mais de 62 anos ali, ter os 11 filhos, os 40 netos e os 12 bisnetos participando da vida da comunidade e das festas da Capela é uma benção que não tem preço. “Minha família reunida, meus amigos de uma vida todos aqui e a certeza que, se São Sebastião permitir, estaremos comemorando o centenário de nossa Capela o ano que vem todos juntos”, diz confiante.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.