22/08/2023

Quer ser feliz? Pergunte-me como!

imagem-86347

Que o mundo todo vive um conflito psicológico individual e coletivo, não é novidade para ninguém. O caos está instaurado. O que muita gente ainda não está atenta é que a maioria esmagadora de todo esse desequilíbrio é resultado da força do ego, que bloqueia a felicidade de cada pessoa e, pior ainda do que isso, é capaz de criar situações monstruosas de destruição em massa.

O nazismo, a inquisição e toda a matança descontrolada de multidões é a pura demonstração do perigo de lideranças com egos pesados com grande influência de contaminação de mentes inconscientes. A fonte de preconceito, de isolamento, o sentimento de superioridade e a disputa de poder, frutos sombrios do ego, em pouco tempo podem se transformar numa guerra.

E por que não trazer essa realidade reflexiva para o nosso universo individual? Tenho a impressão que 99% do tempo de ação do ego serve como voz para assombrar a harmonia de se viver em paz. Aquele ruído que está aquém do verdadeiro Ser, mas que age com persistência no nosso dia a dia com pensamentos negativos compulsivos.  Nossa tagarelice mental é tão insana que pode nos fazer acreditar nas maiores mentiras, ilusões e alucinações criadas por nós mesmos no universo mental.

Como fisicamente a inteligência do organismo não consegue definir que toda essa negatividade é apenas uma simulação não real, as emoções são somatizadas e o corpo passa a reagir a tudo isso com doenças de toda espécie.

Tudo isso porque perdemos a nossa vida tratando o tempo como inimigo, parece que estamos constantemente atrasados. Atrasados para o que mesmo? Deixamos de estar totalmente presentes no agora, que na realidade é a única coisa que existe e o tesouros de instantes únicos se esvaem com o vento, enquanto pensamos o que teremos que fazer daqui a 10 minutos, amanhã ou semana que vem.

Bem mais fácil seria entender que, por mais que tenhamos metas, a qualidade do passo em direção a elas é muito mais importante do que o próprio olhar em sua direção. Se tivermos a atenção plena em cada ação que colocarmos a nossa energia, vamos nos sentir como uma flecha em direção ao alvo, sentindo prazer no trajeto. A cada nova situação um sorriso, a atenção no brilho dos olhos de quem temos contato, a valorização de simples e generosos presentes da natureza.

E para isso, Eckhart Tolle, um dos maiores mestres espiritualistas contemporâneos, nos dá uma dica muito valiosa: “Onde quer que você esteja, esteja por inteiro”. Porque a plenitude realmente não aceita metades e quando há entrega total ao momento, a providência divina entende o favorecimento para que todos os desejos sejam realizados. 

Como mágica ou milagre os caminhos se abrem, as “coincidências” acontecem a todo momento e tudo flui mais naturalmente. Então nos conectamos com o propósito primário de estarmos aqui. Permitimos que a força de Deus toque efetivamente a nossa existência e essa consciência estimula o despertar do pulsar da vida livre do esforço e do sofrimento.

Quando estamos inteiros no agora, temos um olhar apaixonado para todos os seres e as coisas do mundo. A luz resplandece e o bem estar impera sobre qualquer sombra.

Parece incrível. Não é fácil, mas totalmente possível.

Você está inteiro? Beijos, Jo

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo