22/08/2023
Geral

Usuários podem denunciar falta d’água

imagem-86368

Imagem/Captura de tela

Com Agência Brasil

Em tempos de falta de água, um aplicativo gratuito para celulares do sistema operacional Android permite que consumidores apontem os locais onde está havendo desabastecimento em todo o país. Lançado pelo desenvolvedor Cleiton Tortato, o Estou sem Água possibilita que os usuários apontem sua localização no mapa e respondam se a região está recebendo água com “não”, “muito pouco” ou “sim”. Também é possível inserir comentários, como o dia em que a localidade recebeu água pela última vez. “A ideia surgiu em agosto de 2014. Na época, muitas pessoas comentavam que estava faltando água em suas casas, mas os governos não admitiam o racionamento. Nosso objetivo era mostrar a realidade”, explica Tortato.

O aplicativo pode ser baixado neste link ou visualizado na versão web, mas as denúncias de falta d’água só podem ser feitas via celular, por usuários cadastrados. “Como havia questões políticas envolvidas no racionamento no ano passado, quisemos garantir que os usuários fossem mesmo moradores das regiões apontadas, e isso só é possível checando a localização pelo GPS dos celulares”, comenta o desenvolvedor. Por enquanto, a adesão tem sido maior nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo Cleiton, o programa já recebeu até 50 denúncias por semana.

O aplicativo também tem uma conta no Twitter, que direciona as denúncias às distribuidoras.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.