O Ibope Inteligência fez um levantamento para traçar o perfil do público brasileiro de internet. A pesquisa, realizada entre julho e de dezembro de 2014, mostra que 53% dos usuários são mulheres.
O estudo considerou a população acima de 16 anos e identificou que a maior parcela (52%) de internautas é da classe C. Os números mostram que 34% são da classe B, 10% das classes D/E e 4% da classe A.
Em um panorama geral, 53% dos brasileiros são ativos na internet, considerando quem acessou conteúdo online nos três meses anteriores ao estudo. Ao avaliar as regiões, o levantamento concluiu que a região Sudeste 49% dos internautas do país, seguida pelo Nordeste, com 22%, e Sul, com 14%. Centro-Oeste e Norte possuem 8% e 7%, respectivamente.
O acesso é mais comum entre pessoas com escolaridade alta. Dos que concluíram ensino superior, 90% têm acesso à rede. Para os que concluíram o ensino médio, a taxa caí para 71%. Na parcela da população que possui o ensino fundamental, apenas 24% usam a internet.
Surpreendentemente, os brasileiros entre 35 e 54 anos são os que mais acessam a internet (representam 34% dos acessos totais do país), logo atrás estão aqueles entre 25 e 34 anos, representando 32% das pessoas que acessam a rede.