22/08/2023
Política

Deputado assume compromisso para que greve seja encerrada

imagem-87247

Cristina Esteche

O deputado federal Assis do Couto (PT) encaminhou nota à Rede Sul de Notícias cumprimentando caminhoneiros, em especial da região Sudoeste, pela sensisbilidade no desbloquio das rodovias durante o último final de semana.

"Cumprimento os caminhoneiros do Paraná, em especial da região Sudoeste. Parabenizo pela sensibilidade no desbloqueio das rodovias durante o final de semana, bem como manifesto meu compromisso no avanço das negociações com o governo".

O parlamentar lembra que o governo federal negociou na última semana, entre outros pontos, a sanção da Lei dos Caminhoneiros sem nenhum veto; carência de um ano (12 meses) para pagamento das parcelas de financiamento do pró-caminhoneiro e Finame; criação de uma tabela referencial de frentes a ser intermediada pelo governo federal; congelamento do preço do óleo diesel pelo prazo mínimo de seis meses.

"Os avanços são muitos. O governo federal mantem um canal de negociação com os caminhoneiros, que pode chegar a uma aposentadoria especial para os motoristas, caso as paralisações encerram de imediato". A categoria, porém, reivindica a redução nos pre;cos dos combustíveis e o aumento no valor do frete. 

Assis do Couto, porém, diz que assume a garantia que as seguintes medidas serão efetivadas:

1)      Sanção da Lei dos Caminhoneiros, sem vetos, assim que encerrada a paralisação;

2)      Edição da MP (Medida Provisória) que renegocia o endividamento dos profissionais autônomos e microempresários, buscando contemplar também aqueles que possuem dívidas fora dos programas oficiais do governo;

3)      Garantia em Lei, através de medida provisória ou de Projeto de Lei com urgência constitucional, a regulação do preço do frete através de uma planilha ajustada entre o governo federal e o setor de transporte, a partir da reunião do dia 10 de março de 2015 (mesa de negociação estabelecida pelo governo);

4)      Negociação quanto à questão da aposentadoria especial para os caminhoneiros.

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo