22/08/2023
Política

Comissão vai avaliar criação de RM de Guarapuava

imagem-87529

Cristina Esteche, com assessoria

Uma das preocupações dos municípios que compõem a Cantuquiriguaçu em relação à inserção destes na região Metropolitana de Guarapuava é o Territórios da Cidadania. Muios municípios da região integram o programa do governo federal lançado em 2008 que facilita linhas de crédito da União. A dúvida é se fazendo parte da RM de Guarapuava, os municípios continuariam tendo acesso aos benefícios previstos pelo programa.

De acordo com o secretário de Governo, de Laranjeiras do Sul, Gizélio Linhares, odos os municípios da Cantuquiriguaçu pertencem ao Território da Cidadania. “Antes de incluir estes municípios em uma região metropolitana, precisamos analisar quais as perdas que isso causaria, tendo em vista que alguns programas federais excluem automaticamente municípios que fazem parte destas regiões”.

Para tratar desse assunto vai ser criada uma comissão composta pelos deputados que representam a região. Paralelo a isso, o deputado Artagão Júnior vai encaminhar o projeto para a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para que a entidade emita um parecer. O deputado é o tesoureiro-geral da entidade. A criação da RMG também está sendo analisada tecnicamente pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu).

A prefeita Sirlene Svartz, de Laranjeiras do Sul, propôs que, após o levantamento detalhado de informações sobre o tema, seja realizada uma reunião com os prefeitos da Cantu.

Atualmente, o estado possui oito regiões metropolitanas: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão, Toledo e Apucarana.

Uma região metropolitana proporciona planejamento integrado do desenvolvimento econômico e social, como saneamento básico e serviço de limpeza pública; uso do solo metropolitano; transportes e sistema viário; aproveitamento dos recursos hídricos e controle da poluição ambiental. Ainda há créditos especiais do governo federal. Por exemplo, no Programa Minha Casa, Minha Vida, o subsídio é dobrado.

Outro benefício é o das tarifas de telefonia que passam a ter valores de ligação local aos municípios que integram a região.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo