22/08/2023

Qual é mesmo o motivo desta comemoração?

imagem-87632

Hoje é comemorado o (grande) Dia Internacional da Mulher, mas por quê?

Muitas versões que envolvem este dia, mas como precisamos de um fato para nos apegarmos, aí vai:  o ano é 1857 e o dia 8 de março, muitas mulheres, operárias de uma fábrica de tecidos em  Nova Iorque, fizeram uma grande greve, reivindicavam melhores condições de trabalho, redução da carga horária de 16 para 10 horas, equiparação de salários com os homens (pois chegavam a receber até um terço do salário) e o mais importante naquele momento, tratamento mais digno.

O que vocês acham que aconteceu? Fizeram uma grande fogueira com as 130 mulheres.

Passados 53 anos, em uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857, e somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.

Um ato desumano,  mas que indiretamente acontece ainda em todo o planeta, de forma discreta, muitas vezes silenciosa.  Será que você conhece alguma mulher que é queimada em casa? No trabalho? Na sociedade? Eu conheço… não no sentido literal, claro.

Então hoje, você pode deve desejar Feliz Dia da Mulher com consciência do que isso significa para a sociedade.

#redesuldenoticias #danidalzotto #hashtagblog #diadasmulheres #diadeluta #8demarco

Abraços gente!

Dani Dalzotto

—————————————————————-

Danielle Dalzotto, tem 36 anos, é publicitária, empreendedora e consultora de marketing.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo