22/08/2023
Política

Escolha de comissões gera confusão na Câmara

imagem-87777

Cristina Esteche

A composição das comissões permanentes da Câmara Municipal de Vereadores na atual legislatura foi tumultuada e pode mudar os rumos políticos na Casa.

O pivô da confusão que se instalou na sessão dessa segunda feira (09), foi a Comissão de Finanças e Orçamento que, aliás, por falta de entendimento entre a própria bancada de apoio ao prefeito Cesar Silvestri Filho, vinha retardando as escolhas dos membros das cinco comissões. Desde o início da legislatura o presidente João Napoleão (PROS) estava nomeando comissões adoc para a emissão de pareceres. Entretanto havia a pressão, principalmente, por parte do ex-presidente Edony Kluber (PSD) para que as nomeações acontecessem.

Sem querer abrir mão das indicações de algumas comissões, em especial, a de Finanças e Orçamento, contemplando também a bancada de oposição, João Napoleão propôs a votação das comissões por parte do plenário. O fato é novo já que o consenso definido anteriormente permitia a simples apresentação das comissões. Parte da bancada situacionista, porém, reagiu de forma contrária e não aceitou a forma como a definição vinha sendo conduzida. 

De acordo com informações da Câmara, a sessão foi suspensa por 10 minutos. Vereadores da bancada situacionista se reuniram e tentaram montar uma chapa, porém,  sem êxito. Então, o grupo decidiu se retirar do plenário e se omitir da escolha.

As comissões foram compostas e o que se observa é que a oposição, pela exigência da proporcionalidade, surge nas cinco, dominando alguma delas.

No caso da polêmica Comissão de Finanças e Orçamento o presidente é oposicionista Cleto Tamanini (PTC) que se soma aos vereadores Germano Toledo Alves e Valdir Kukelcik. Os dois últimos da bancada de apoio ao prefeito, mas que desde o início, vem votando com o presidente João Napoleão.

Na Comissão de Agricultura e Meio Ambiente estão Geraldo Pacheco Barbosa (PT), Germano Toledo Alves (PR) e Cosme Stimer (PP). Geraldo e Cosme são da oposição. Na Comissão de Direitos do Consumidor estão Elcio  Melhem (PP), Cleto Tamanini e Elias Rodovanski (Solidariedade) – dois da oposição – , na de Obras e Serviços Públicos ficaram Cosme Stimer (PP), Milton Roseira Junior (PSDB) e Rodrrigo Crema (PMDB), ou seja, a oposição dominou – e Educação, Saúde e Assistência Social  com Geraldo Pacheco Barbosa (PT), Rodrigo Crema (PMDB) e Maria José Mandu Ribas (PSDB), os três da bancada contrária ao prefeito.

A Rede Sul de Notícias procurou o presidente da Câmara João Napoleão, o vereador Edony Kluber e outros. Nenhum foi encontrado. O líder do prefeito na Câmara, Airson Horst (PPS), não pode falar porque estava em reunião com o prefeito.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo