22/08/2023



Cotidiano

Polícia Ambiental planta 412 mudas árvores em Guarapuava

imagem-8788

Curitiba – A 2.ª Companhia da Polícia Ambiental (Guarapuava) planta 412 mudas de árvores nesta segunda-feira, dia 21, em comemração ao Dia da Árvore.
Ao todo, no Paraná, serão plnatdas 1.430 mudas de árvores nativas para compensar a emissão de poluentes por suas viaturas, de janeiro a setembro. “O objetivo é minimizar as conseqüências do gás carbônico presente na atmosfera, que é responsável pelo aquecimento da superfície terrestre”, explica o comandante da Força Verde, tenente-coronel João Alves da Rosa Neto.
O plantio será feito pelos postos de policiamento ambiental, espalhados no Estado, em áreas consideradas essenciais como de preservação permanente e margens de bacias hidrográficas. “As árvores absorvem o gás carbônico emitido e liberam o oxigênio. Mas é importante lembrar que, neste ano, estamos mesclando mudas de árvores típicas e frutíferas, pois estas atraem a fauna, mantendo o equilíbrio”, disse Rosa Neto.
A 1.ª Companhia (Litoral do Paraná) plantará 427 mudas; a 2.ª Companhia (Guarapuava) 412; a 3.ª Companhia (Londrina), 407; e a 4.ª Companhia (Foz do Iguaçu), 184 mudas de árvores. De acordo com o comandante, os veículos automotores são responsáveis pela liberação do gás carbônico e, por isso, seria importante que empresas públicas e privadas calculassem a porcentagem de suas emissões e plantassem árvores nativas, como forma de “prestação de contas com a natureza”.

CÁLCULO – No site do Programa Mata Ciliar do Governo do Paraná é possível calcular o número de árvores que devem ser plantadas por atividades diárias, basta acessar o www.pr.gov.br/mataciliar. Se preferir, empresários podem entrar em contato com a Força Verde pelo 0800 6430304 e solicitar auxílio no calculo de emissão.
Em todo o Estado, vem sendo desenvolvida uma política ambiental definida como a “Agenda Integrada de Ações”, que une diversos órgãos na preservação do meio ambiente. “Neste contexto, a Força Verde atua no combate ao corte, extração e transporte ilegal de madeira”, informou o tenente-coronel.
Dentre as atividades desta semana, alunos do projeto Força Verde Mirim, em Matinhos e Curitiba, desenvolverão atividades educacionais pertinentes ao Dia da Árvore e, posteriormente, plantarão mudas. Blitze educativas também serão realizadas em todo o Estado pelos postos da Polícia Ambiental.

Com AEN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo