Da redação, com assessoria
O Senac ofertará 1.915 vagas gratuitas em cursos técnicos a distância pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) no Paraná ao longo do ano. Os cursos serão realizados pela Rede Nacional Senac EAD.
As aulas serão realizadas pelo ambiente virtual de aprendizagem, com o apoio de tutores especializados. Uma vez ao mês, serão promovidos momentos presenciais, para a realização de workshops, seminários, estudos de caso, pesquisas, palestras e avaliações. Estão credenciadas como polos presenciais as unidades do Senac em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama.
O edital para a concessão de vagas gratuitas do 1º semestre já está disponível no sitewww.ead.senac.br e o prazo para candidatar-se vai até às 12h do dia 25 de março. Para concorrer à vaga, o candidato precisa ter renda familiar per capita (soma da renda de todos os membros da família, dividia pelo número de integrantes) de até dois salários mínimos, além de ter 16 anos completos (e 17 anos para o curso Técnico de Segurança do Trabalho) e ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, conforme exigência do curso escolhido. O ingresso nos cursos será por ordem de inscrição.
As turmas relativas ao 1º semestre terão início em 27 de abril. Os títulos disponíveis são: Técnico em Administração, Técnico em Logística, Técnico em Marketing, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Qualidade, Técnico em Segurança no Trabalho e Técnico em Transações Imobiliárias.
Sobre o PSG
O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é direcionado a pessoas de renda baixa e faz parte de um compromisso assumido pelo Sistema S de ampliar a oferta de cursos gratuitos para a população. Em seis anos de funcionamento, o programa qualificou mais de 84 mil pessoas.
De acordo com o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier, em 2015, a instituição vai potencializar o número de vagas gratuitas com a utilização da modalidade de Educação a Distância (EAD).
“O Senac aplicará R$13 milhões em cursos técnicos EAD, correspondentes a 16% dos recursos do PSG. A educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil e possui vários benefícios tais como, mobilidade, flexibilidade nos horários de estudo e superação de distâncias físicas.
Os cursos técnicos EAD beneficiarão especialmente as pessoas que residem em municípios de pequeno porte, que não dispõem de instituições de ensino profissionalizantes. As aulas presenciais acontecem apenas uma vez por mês, e o aluno poderá optar pela escola do Senac mais próxima de sua cidade”, avalia Monastier.
Para Guarapuava, está sendo ofertado o curso de Transações Imobiliárias, pela manhã. São 40 vagas. Administração: 40 vagas pela manhã.