Conteúdo exclusivo para a RSN
“As crianças crescem muito rápido”, a frase não é incomum por parte de qualquer mãe ou pai que nota as crianças se tornando adultos e evoluindo. Essa apreensão se reflete também em diversos hábitos, como é o caso das fotografias, que são as formas mais eficazes de registrar momentos especiais e conseguir visualizar todas as fases. Portanto, veja algumas dicas para conseguir clicar todos os momentos:
Rapidez
É importante deixar uma câmera sempre pronta para fotografar. Momentos únicos como o primeiro banho, primeira ida à praia, primeira festa de aniversário, primeiro dente de leite e os primeiros passinhos merecem ser registrados. Por essa razão, é importantíssimo sempre ter o equipamento fotográfico pronto para qualquer imprevisto, já que não tem como saber quando essas situações acontecerão na rotina de casa. Por isso, bateria sempre carregada e câmeras sempre funcionando são essenciais.
Discrição
As crianças quando começam a crescer mais geralmente não gostam dos pais acompanhando em todo o canto e parando para fotografar. Isso porque tanto a presença dos pais quanto a necessidade dos cliques acabam gerando grande conflitos e situações embaraçosas para eles. Essa cena não é muito incomum na imaginação de qualquer pessoa e mãe e pai nenhum gostariam de ser lembrados como chatos e constrangedores. Nesse sentido, os melhores aliados são os smartphones, já que possuem câmeras acessadas rapidamente e que conseguem registrar com rapidez nos cliques, sem que seja necessário muito alarde.
Espontâneas
As fotografias espontâneas são ótimas opções, mas geralmente são mais negligenciadas por parte dos pais, que gostam de cliques mais posados. E isso desagrada muito os pequenos, que querem se divertir e se sentem incomodados ou até envergonhados com a presença constante dos flashes diante de seus amiguinhos. Assim, nada melhor do que aprimorar as técnicas em cliques mais espontâneos, com expressões mais naturais e momentos mais íntimos e singulares, sem que seja preciso parar tudo para aparecer na foto.
Vídeos
Registros em vídeo também são ótimos para essas situações especiais. Isso porque, apesar de incríveis, as fotos não conseguem recriar a complexidade de alguns momentos, como festas de aniversário, apresentações ou até mesmo os primeiros passinhos. O diferencial do vídeo fica por conta do registro de elementos como expressões, gestos e até mesmo a voz das crianças, que vai se modificando continuamente. Rever esses vídeos será com certeza uma experiência tocante para os pais e para as próprias crianças, que relembrarão a infância.
Mobilidade
Nesse sentido, uma das melhores opções são as pequenas câmeras GoPro, que além de serem discretas e facilitarem muito na hora de fotografar as crianças que não gostam tanto dos cliques, são também ótimas para as situações mais difíceis, como as férias na praia, quando as fotos podem ser tiradas sem medo da areia, do vento ou até mesmo da água. Além disso, por terem diversos suportes práticos, como o famoso bastão de selfie, elas são ótimas para registrar aqueles momentos mais complicados, como nas apresentações de final de ano da escola, em que fica mais difícil conseguir o foco e a proximidade das imagens.