Cristina Esteche, com Agência
O outono, que começa nesta sexta feira (20), às 19h45, vem acompanhado de uma massa de ar frio, provocando a redução das temperaturas. Além do ar mais gelado durante as madrugadas e as manhãs, a previsão para os próximos dias é de chuva e nebulosidade.
De acordo com o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Fernando Mendes, os primeiros dias da estação serão marcados por temperaturas mais instáveis. “No início do outono, as temperaturas sofrerão maiores oscilações, com manhãs e noites mais frias. Isso vai se intensificando à medida que ficarmos mais perto do inverno. Mesmo assim, ainda é possível termos semanas quentes”.
Com a chegada do outono, as temperaturas ficarão mais amenas em todo o Estado. Além do clima mais gelado, no outono haverá maior equilíbrio no intervalo de tempo entre o dia e a noite, diferente do verão em que os dias são mais longos.
A troca de estação pode interferir também na incidência de chuvas, que será bem mais variada. Pode chover um pouco mais em todas as regiões do Paraná na comparação com o outono de 2014. Além disso, a tendência é que o clima fique encoberto e com mais nebulosidade.
A nova estação se estende até 21 de junho, quando começa o inverno. Mesmo com a transição para o outono, ainda será possível observar tardes mais quentes.