22/08/2023
Cotidiano

Mais de 1300 missionários participam de Retiro

imagem-88605

Lizi Dalenogari, da Redação

Representantes de 47 paróquias da Diocese de Guarapuava participam hoje (21) e amanhã (22) do 4º Retiro Diocesano na Catedral Nossa Senhora de Belém. Com o tema “A Missão Continua, pois a Vida é Missão”, os mais de 1300 missionários participantes buscam aprofundar conhecimentos sobre o compromisso missionário.

Com a assessoria do padre Luís Mosconi da Diocese de Belém do Pará, o Retiro faz parte da programação do Projeto Santas Missões Populares.

Miuza Rainha de Oliveira saiu às 4 horas da manhã de Altamira do Paraná, com outros 6 colegas da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e se sente feliz por partilhar experiências. “Aqui encontramos ânimo renovado para a missão. A troca de experiências me ajuda a voltar mais motivada para meus trabalhos junto a coordenação da Pastoral da Criança e da Comunicação na minha comunidade”, destaca.

Eloir Stipp Tuon e Vitalina Aparecida Michels, são missionárias do Santuário Nossa Senhora de Salete de Pitanga e também saíram bem cedo de casa para participar do Retiro em Guarapuava. “Tudo converge para não virmos. Meu esposo e minha filha ficaram doentes e mesmo assim fiz de tudo para estar aqui porque sei da importância deste momento. Aqui ganhamos gás novo para trabalharmos em nossa comunidade”, conta Vitalina da comunidade Vila Nova.

“Não viria hoje. Sempre temos um compromisso ou outro. Mas vim e estou muito feliz. Acredito que esteja aproveitando ainda mais. Aqui recebemos a sacudida necessária para não pararmos. A missão tem que continuar”, enfatiza Eloir.

Os missionários de outras cidades estão hospedados na Casa de Líderes. O Retiro segue até às 16h deste domingo (22).

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.