22/08/2023

A Câmara de Guarapuava é surpreendente

Vereadores de Guarapuava conseguem se superar e os debates que acontecem semanalmente são surpreendentes dada a importância das matérias apresentadas e o nível das discussões.

O projeto de lei de autoria da bancada católica na Câmara de Vereadores, assinado por Nerci Guiné e Mario Scheidt, ambos do PHS, por exemplo, gerou a discussão da noite na sessão dessa segunda feira (30), em Guarapuava. O projeto de lei prevê a mudança do nome de uma das ruas do bairro São Cristóvão, de Guimarães Rosa para Santa Tereza de Jesus. O líder da oposição Elcio Melhem (PP) saiu em defesa da permanência da homenagem a um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Os debates se seguiram e o petista Geraldo Pacheco Barbosa protagonizou a polêmica do debate ao dizer que votaria favorável ao projeto de Nerci e Mario em homenagem à cadelinha Baleia, personagem do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Confesso que não entendi a intenção do vereador do PT, apesar de todas as explicações feitas a este blog após a votação. Geraldo disse que estava homenageando Baleia como ícone dos retirantes, mas votou pela mudança do nome em homenagem à santa. Além do mais, acabou confundindo os autores e a obra. Por fim, Nerci Guiné anunciou que vai apresentar novo projeto de lei, desta vez para recuperar a homenagem a Guimarães Rosa, denominando outra rua com o nome do escritor. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo