22/08/2023

Guarapuavano lança livro

imagem-89423

Da Redação, com Daniella Nogueira

O guarapuavano Juan Pablo lançou em Guarapuava o livro Diálogos dos Olhos. No mesmo momento a escritora gaúcha Lívia Petry lançou o livro Sobre Livros e Silêncios da escritora gaúcha Lívia Petry. O evento foi realizado na Cabana Coworking e contou com algumas participações especiais, como do pintor Felipe Soeiro que ilustrou a capa dos dois livros, da escritora Jéssica Bobroski que teve participação em algumas poesias inseridas no livro Diálogo dos Olhos.

A cantora Carine Nunes também marcou presença com a musicalização de uma das poesias do escritor Juan Pablo, e dividindo o espaço com o cantor Lucas Soares cantaram sucessos da mpb.

Em entrevista com Lívia Petry, a escritora dividiu a sua alegria em poder estar em Guarapuava novamente, pois já lecionou na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) no ano de 2013, e agora retorna para a cidade para rever velhos amigos e compartilhar a sua obra. Juan Pablo, falou sobre a importância da poesia em sua vida, o autor declarou –  “Quando eu tinha 14 anos, era como se eu adivinhasse que o papel seria o único a me escutar por muito tempo, e por diversas vezes me isolava e me sentia cada vez mais amigo da biblioteca,  da tinta e do céu branco”.

Sobre os autores

Lívia Petry nasceu em Porto Alegre, província do Rio Grande do Sul, em dez de novembro de 1971. Em 2001 lançou seu primeiro livro, “O Exílio das Palavras” (Poesia, AGE, Porto Alegre) e iniciou sua Graduação no curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde formou-se no ano de 2008. Em 2011 concluiu seu Mestrado em Literaturas Portuguesa e Luso- Africanas nesta mesma Instituição (UFRGS). Em 2009 publicou seu primeiro livro de contos, intitulado “Flores da Cor da Terra (Nova Prova, Porto Alegre); e em 2010 seu primeiro livro de infanto-juvenil, “As aventuras do menino anjo” também foi publicado (Nova Prova, Porto Alegre). Lívia além disso tem dez anos de experiência como contadora de histórias e de atuação como professora de oficinas de contação de histórias para o Magistério e de escrita criativa voltada à sala de aula.

Juan Pablo, nascido em Guarapuava, vem mostrar a força do lirismo contemporâneo, num diálogo vivo entre tradição e modernidade em seu livro de estreia aos 21 anos de idade, como podemos conferir.

Coração de espanto, / desenhado pelo silêncio / (…) cujo canto é mudo, / Pulsa, Vibra, Coração! / Tu és um poema / e o poema / o mundo.” Lançamento aconteceu no dia 31 de março.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo