22/08/2023
Cotidiano

Sábado de Aleluia é dia do silêncio sagrado

imagem-89462

Lizi Dalenogari, da Redação

O segundo dia do Tríduo Pascal é voltado para o recolhimento e a vigília. Após a Paixão, lembrada nesta Sexta-Feira (3), os fiéis realizam a vigília à espera da ressurreição no Domingo de Páscoa. “Os cristãos guardam o silêncio, recordando o tempo que Jesus passou na sepultura. Este é o sábado do silêncio sagrado. Um dia de respeito, de meditação e, ao mesmo tempo, de expectativa”, afirmou o arcebispo da Diocese de Guarapuava Dom Antonio Wagner da Silva.

Não há celebrações durante o dia. “Não se pode celebrar a Vigília Pascal antes do anoitecer, que marca o novo tempo. Durante o dia não há celebração de qualquer sacramento. É um dia de silêncio respeitoso. É um momento bonito. Sabemos que Jesus morreu, foi sepultado, mas na vigília na madrugada seguinte Ele irá ressuscitar e não morrerá mais. Desperta no coração do fiel esta expectativa da vitória”, enfatiza Dom Wagner.

Ao longo do sábado (4), algumas paróquias em Guarapuava realizam confissões. A maior parte delas terá cerimônias a partir das 19h, com a Vigília Pascal. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.