22/08/2023


Geral

Pontes de madeira estão substituídas por construções em concreto

imagem-89786

Da Redação, com assessoria

As pontes construídas pela Secretaria de Obras estão mudando o cenário no interior de Guarapuava. As antigas estruturas de madeira dão lugar ao concreto, o que garante mais qualidade e durabilidade ao serviço. O trabalho atualmente está concentrado na comunidade Pinhãozinho, no Distrito de Entre Rios. Nesta quarta feira (09), a equipe instalou as vigas dando continuidade à execução da ponte que cedeu na enchente de junho do ano passado.

O secretário de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito, Ivanês Joséfi, informou que a nova ponte do Pinhãozinho terá 35 metros de comprimento por 5,5 metros de largura, com durabilidade de aproximadamente 80 anos. "É uma solução definitiva nesta importante comunidade, que dá acesso às comunidades como São José, São Domingos, Kaminski, Rio Jerônimo, Banhado Grande, localidades que estão próximas aos limites de Pinhão e Inácio Martins".

A Secretaria de Obras restaurou 57 pontes, principalmente nas áreas mais atingidas pela enchente nos distritos do Jordão, do Guará e do Guairacá. Algumas são totalmente de concreto; em outras, foi utilizado o sistema misto, com base e estrutura em alvenaria, sistema gabião de contenção, vigas concretadas e madeira apenas no assoalho, como no caso da ponte do Rio Barreiros, na Estrada 114, próximo à divisa com Góes Artigas, comunidade rural de Inácio Martins.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo