O ministro do Esporte, George Hilton, informou hoje (13) que será reativada no próximo dia 29 a Comissão Nacional de Atletas. O grupo de desportistas é um órgão consultivo e vai ajudar na elaboração de propostas a serem encaminhadas ao Congresso Nacional. Ganhador da medalha de bronze em duas olimpíadas – Seul (1988) e Atlanta (1996) –, o iatista Lars Grael presidirá a comissão.
O objetivo da comissão é incentivar a melhoria da Política Nacional do Esporte, enfatizou o ministro, após participar de reunião com a organização não governamental (ONG) Atletas pelo País.
De acordo com Hilton, na próxima sexta-feira (17), será lançada a portaria para convocar um grupo de trabalho que vai elaborar o Sistema Nacional de Esporte.
Segundo o ex-jogador Raí, que é membro da ONG Atletas pelo País, o sistema vai determinar as funções dos órgãos governamentais e privados em relação ao fomento do esporte no país. “Vai definir as funções dos governos, estadual, municipal e federal. Qual é o papel de quem. Das entidades privadas, federações e clubes”, explicou.
Para Raí, os compromissos firmados pelo ministro são importantes e satisfazem as demandas dos atletas. “Se esses dois pontos acontecerem, os atletas estarão satisfeitos e dispostos a colaborar.”