22/08/2023
Cotidiano

Completando 4 anos em Guarapuava, UTFPR firma convênio com município

imagem-90174

Da Redação

Fundada em Guarapuava no dia 15 de abril de 2011, o campus da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) completa quatro anos de instalação na cidade nesta terça feira (15). Como parte das ações para comemorar a data, a universidade e a Prefeitura Municipal de Guarapuava firmaram um convênio de cooperação mútua, onde as instituições se auxiliarão em aspectos relacionados à trabalhos de cultura, esportes, pesquisa científica e outros.

Para João Paulo Aires, diretor geral do campus no município, comemorar os quatro anos da instituição em Guarapuava é um bom momento também para lembrar o passado. “Nós não podemos esquecer as conquistas que já tivemos, como os quatro cursos da UTFPR, os mais de 600 alunos, quase 100 servidores e todos os trabalhos que já realizamos para Guarapuava”.

Apesar de o convênio ter sido assinado apenas nesta terça, segundo Aires, trabalhos que são fruto de acordos com a prefeitura já vêm sendo realizados há algum tempo no município em parceria da UTFPR. “Nós já desenvolvemos um portal de qualificação, onde, junto dos alunos, são divulgadas oportunidades para a população se especializar”. Além deste, Aires ressalvou o projeto que vem sendo estudado para divulgar informações turísticas na cidade.

Como meta para as próximas conquistas, o campus de Guarapuava pretende implantar a dupla diplomação na instituição em parceria com o Instituto Politécnico do Porto, de Portugal. Outra novidade deve ser a criação de uma incubadora tecnológica para a universidade. “Inicialmente a dupla diplomação deve estar disponível apenas para os alunos de engenharia mecânica, mas pretendemos disponibilizar para todos os cursos”.

Para o prefeito Cesar Silvestri Filho, é importante reconhecer que a universidade é uma grande indutora de possibilidades para o desenvolvimento de uma nova região. “Os trabalhos da UTFPR com certeza serviram para consolidar Guarapuava como um dos principais polos universitários do Brasil”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.