22/08/2023
Cotidiano

Feira Agroecológica será realizada em dois locais

imagem-9024

Guarapuava – Produtos orgânicos diretamente da horta para os consumidores de Guarapuava. Com essa proposta a Feira Agroecológica, projeto de extensão da Unicentro, vem conquistando consumidores e aumentando a renda de pequenos produtores da região. O sucesso da feira é tanto que a partir da próxima semana ela será expandida, passando a funcionar em dois locais.
Nas quintas feiras, continua a ser realizada no campus Cedetec e às terças-feiras passa a ser realizada também no campus Santa Cruz da Unicentro. Atualmente cerca de 30 produtores fazem parte do projeto.
A feira acontece desde abril e oferece produtos diversificados cultivados por pequenos agricultores da região. Como explica o engenheiro agrônomo Jackson Kawakami, integrante da equipe executora do projeto, a feira veio suprir uma demanda já existente na cidade, que ainda não possuía algo do gênero. O engenheiro, que também é professor da Unicentro e Conselheiro do CREA-PR, destaca a importância da feira para os produtores rurais, que até então tinham poucas opções para poder vender sua produção. “Esse projeto abre um mercado bem interessante para os produtores. É uma oportunidade de vender diretamente para o consumidor, sem intermediários. Hoje praticamente tudo o que eles trazem é vendido”, garante Kawakami.
Além de oferecer produtos orgânicos, a feira também coloca à venda bolos e tortas produzidas por integrantes da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati). Outro destaque são as apresentações culturais, espaço para troca e empréstimo de livros e feira de artesanato.
Certificação – Paralelamente à feira, a Unicentro, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), promovem o Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos. O programa tem objetivo de implantar uma rede de apoio à certificação de alimentos orgânicos no Paraná, para formação de recursos humanos e estudos de caso para emissão do selo de certificação de unidades familiares de produção e agroindústrias produtoras de alimentos orgânicos localizadas nas diversas regiões do Paraná.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo