22/08/2023



Economia

Comércio prevê aumento de 10% nas vendas

imagem-90802

*Por Taís Nichelle

O dia das mães está chegando e a expectativa do comércio nesta data é sempre positiva. De acordo com Antônio Carlos Ferrer, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Guarapuava, estima-se que haja um aumento de 10 a 12% nas vendas de vestuário e cosméticos em relação ao ano passado. “Já o setor de eletrodomésticos e eletrônicos é uma incógnita. Normalmente esse tipo de produto é mais caro, portanto é provável que a população opte por outros presentes, como roupas e calçados”. Ainda segundo Ferrer, o clima é um fator determinante no resultado das vendas. “Se esfriar, a tendência é que o consumidor procure por artigos de inverno, como cobertores, casacos e botas”. 

O gerente de uma loja de calçados e confecções, Wellington Fidelis Stack, confirma essa tendência. “As botas são as campeãs de venda. Acredito que tanto pelo clima quanto pela praticidade. Normalmente, os filhos têm medo de errar na escolha de uma peça de roupa para as mães. É mais difícil acertar o tamanho, já no caso do calçado, é só saber o número”. Ainda segundo ele, por causa desse receio, há um grande aumento nas vendas do chamado “vale presente”, onde a pessoa compra um crédito de qualquer valor e o presenteado pode trocar por um produto da sua preferência.

Segundo Ivelize Bodote, gerente de uma loja de cosméticos, a procura no setor é maior por perfumes e colônias. “Apesar de estarmos vendendo bastante maquiagem, os perfumes ainda são os mais escolhidos para presentear as mães”. 
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo