22/08/2023

Suábios preparam o "Maibaum" na Vitória

imagem-90869

Cristina Esteche com Katrin Korpasch

Um evento que vai atrair a atenção do público, não só das colônias que compõem o distrito de Entre Rios, no interior de Guarapuava, está sendo programado. O Maibaum, ou Árvore de Maio, revive uma tradição secular suábia e é preservada em Entre Rios desde a fundação das colônias. 

No dia 1o de maio, as famílias enfeitam um mastro com guirlandas e fitas. A árvore representa principalmente a fertilidade e a nova vida, marcando o início do florescimento trazido pela primavera na Europa.

O evento é realizado pela Fundação Cultural Suábio-Brasileira na Praça Nova Pátria, na Colônia Vitória. A partir das 10h30, o espaço recebe apresentações culturais dos grupos de danças folclóricas da FCSB, e a colocação da Árvore de Maio.

No almoço, serão vendidos pratos típicos como “Schnitzel mit Kartoffelsalat”, bife suíno à milanesa com salada de batatas, e “Knacker mit Sauerkraut”, um tipo específico de salsicha com chucrute, além de bolos, chope e bebidas. Logo depois, apresenta-se o grupo de danças convidado, Jägervolkstanzgruppe, de São Bento do Sul, Santa Catarina.

A promoção do evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e dos parceiros culturais da FCSB. 

Festa da Árvore de Maio

1º de maio, a partir das 10h30

Praça Nova Pátria (em frente à Cooperativa Agrária)

Colônia Vitória

(Levar pratos e talheres)

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo