Bárbara Franco
O alto número de reclamações quanto ao tempo de espera nas filas dos bancos de Guarapuava, fez com que o Procon da cidade entrasse em ação nesta segunda feira (04), para realizar inspeção do tempo de espera que o cliente leva para ser atendido em 13 agências bancárias. A inspeção está sendo feita por equipes do Procon.
De acordo com assessora jurídica do Procon, Juliane Kaminski, para comprovação do tempo de espera, os usuários devem apresentar o bilhete da senha de atendimento, onde constará, impresso mecanicamente, o horário de recebimento da senha e o horário em que efetivamente ocorreu o atendimento. “Como existe uma lei que determina o tempo de espera para atendimento, passado o tempo determinado, nós temos condições de autuar os bancos".
Segundo Juliane as agências bancárias têm de cumprir a lei e respeitar o consumidor, atendendo-o no prazo de 20 minutos . “ Se verificarmos que realmente o número de espera passa do tempo determinado pela lei municipal 2376/2014 o banco será autuado e terá um prazo para se defender”.
Durante o acompanhamento o Procon solicitou a presença de um representante do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Guarapuava. Segundo a representante do sindicato, Tatiane Carvalho, o banco deve estar preparado e organizado para atender um grande número de clientes dentro do tempo determinado pela lei.