22/08/2023


Geral

Filas em bancos entram na mira do Procon

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Bárbara Franco 

O alto número de reclamações quanto ao tempo de espera nas filas dos bancos de Guarapuava, fez com que o Procon da cidade entrasse em ação nesta segunda feira (04), para realizar inspeção  do tempo de espera que o cliente leva para ser atendido em 13 agências bancárias.  A inspeção está sendo feita por equipes do Procon.  

De acordo com assessora jurídica  do Procon, Juliane Kaminski,  para comprovação do tempo de espera, os usuários devem apresentar  o bilhete da senha de atendimento, onde constará, impresso mecanicamente, o horário de recebimento da senha e o horário em que efetivamente ocorreu o atendimento. “Como existe uma lei que determina o tempo de espera para atendimento, passado o tempo determinado, nós temos condições de autuar os bancos".

Segundo Juliane as agências bancárias têm de cumprir a lei e respeitar o consumidor, atendendo-o no prazo de 20 minutos . “ Se verificarmos que realmente o número de espera passa do tempo determinado pela lei municipal 2376/2014 o banco será autuado e terá um prazo para se defender”.

Durante o acompanhamento o Procon solicitou a presença de um representante do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Guarapuava.  Segundo a representante do sindicato, Tatiane Carvalho, o banco deve estar preparado e organizado para atender um grande número de clientes dentro do tempo determinado pela lei. 

Cristina Esteche

Jornalista

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