Da Redação, com assessoria
Uma informação do Conselho do Plano Diretor de Guarapuava conscientiza motoristas e comerciantes e abre novas vagas de estacionamentos na cidade. Ao contrário das guias rebaixadas, em frente às residências, as quais dão direito apenas ao proprietário fazer o uso, as existentes em frente a estabelecimentos comerciais, podem ser utilizadas para estacionamento de veículos, mesmo que o motorista não entre na loja para comprar.
Portanto, estacionamentos frontais em clínicas médicas, farmácias, supermercados e outros locais públicos, podem ser utilizados, pois o recuo não caracteriza essas vagas como sendo privativas.
De acordo com o coordenador do Guaratran, Altair Bonassa, a utilização das vagas de estacionamentos frontais é uma questão de bom senso e educação por ambas as partes. “A partir do momento em que se construiu um estacionamento de recuo utilizando toda a extensão de determinado estabelecimento, os comerciantes devem estar cientes que o estacionamento não é privativo somente aos seus clientes”. Segundo Bonassa, a criação deestacionamento frontal, com a guia rebaixada, inutiliza um espaço de estacionamento público, na via”.