Da Redação, com assessoria
O cinema sempre foi e será um instrumento indispensável de resgate da memória de um povo, e para relembrar um período marcante da história, o projeto Outra Cena, do Colegiado de Psicologia da Faculdade Guairacá, selecionou o filme ‘O Grande Ditador’ para ser exibido.
Em 1940 a 2ª Guerra Mundial estava há cinco anos de oficialmente terminar. Nesse ano, o cineasta Charles Chaplin lançou a película, com um dos roteiros mais ousados, engraçados e com forte crítica social sobre esse momento que marcou a história.
Segundo a professora Jaqueline Puquevis de Souza, apesar do filme se passar na década de 1940, ele apresenta alguns aspectos de contemporaneidade importantes de serem analisados. “A democracia seria o ideal de liberdade, de diversidade, de livre expressão, de luta pelos direitos, de valorização de espaço público. É interessante esse contexto histórico do filme para refletir sobre as diferenças do regime totalitarista existente na época para o que seria uma democracia. Pensar também que tipo de democracia é essa que temos vivido atualmente”.
O projeto cinematográfico Outra Cena consiste na projeção de curta metragens, filmes e documentários, seguido por debates sobre as diferentes leituras e interpretações. Conforme explicou o coordenador do curso de Psicologia, professor Humberto Oliveira Ausec, o objetivo é, entre outros, estimular no meio acadêmico o desenvolvimento da capacidade crítica em torno da ética, política, cidadania e comprometimento, que norteiam a atuação do profissional. “Os filmes que nós escolhemos são difíceis de digerir porque mostram uma realidade dura, mas ao mesmo tempo são questões importantes para a formação do profissional que precisa lidar com isso no seu dia a dia”.