Diego Canci
As ciclofaixas e ciclovias são importantes para delimitar um espaço no trânsito e evitar o conflito entre bicicletas e carros. Elas são lugar exclusivo de ciclistas, mas nem sempre é isso que acontece.
Na Avenida Manoel Ribas por exemplo, as ciclofaixas tem um grande fluxo de bicicletas e foram implantadas exatamente para dar segurança e espaço adequado aos ciclistas, mas é muito comum encontrar carros, motos e até caminhões estacionados sobre elas. Emerson José Santos costuma utilizar a faixa exclusiva à ciclistas, mas ele reclama que tem que ter muito cuidado, já que os motoristas não respeitam a sinalização e o risco de acidentes é grande. “Sempre tem carro estacionado onde não pode, eu preciso ficar desviando. E também eles não respeitam, alguns até avançam sobre a faixa”, conta ele.
Lucas Lourenço trabalha em um posto de combustível, também na Manoel Ribas, segundo ele o descaso dos motoristas com quem anda de bicicleta é comum. “É normal ter carro estacionado. Esses dias teve um acidente aqui perto e parou carro, moto na ciclofaixa que trancou até o lavacar do posto. Os ciclistas têm que cuidar, senão dá acidente mesmo”, declara.
De acordo com o código de trânsito estacionar sobre ciclovia ou ciclofaixa caracteriza infração grave, sendo a multa no valor de R$127,69 além de 5 pontos na CNH do condutor.