Lizi Dalenogari, da Redação
Nada de batedeiras, fogões, louças e produtos para casa. O que se percebeu no movimento de entra e sai das lojas em Guarapuava na tarde deste sábado, foi a mudança no padrão de consumo de algumas mães guarapuavanas. Itens considerados tradicionais, como máquinas de lavar roupa, microondas, panelas elétricas têm perdido espaço para artigos esportivos e celulares modernos.
No grupo vestuário, ainda há bastante procura por itens como vestidos, blusas e saias que certamente tiveram altas nas vendas. A surpresa fica por conta do item tênis, ao se observar as lojas especializadas lotadas de mamães experimentando os diferentes modelos. “Agora estou entrando na era fitness e preciso de um tênis adequado. Já estou cantando este modelo há dois meses e agora convoquei os filhos a me presentearem”, diz Áurea Silva, moradora da Vila Bela, que começou a fazer caminhadas recentemente, e se sente ótima.
É possível verificar que há uma busca maior por produtos que facilitam o dia a dia. Mas a queda é expressiva nos itens como fogões, ferros de passar e geladeiras. “Vendemos o triplo de aparelhos celulares comparados aos eletromésticos”, confirma Antonio Camargo, gerente de loja.
Perfumes, jóias e acessórios, além de kits de maquiagem e produtos de beleza também foram apostas feitas pelos filhos para agradarem as mães. “Eu nunca erro o presente. Ou pelo menos penso que não”, brinca Iago Freitas. “Ela é muito vaidosa e só exige ser presenteada neste dia com presentes para ela, não para a casa. Por isso invisto naquilo que vai deixá-la feliz e consequentemente, ainda mais bonita como acessórios, kits de maquiagem e perfumes. Tenho acertado”, acredita Iago.